Rafting em Socorro SP: Guia Completo Para Visitantes
Tudo o que você precisa saber sobre rafting em Socorro SP

Se você é o tipo de viajante em busca de emoção e uma boa dose de aventura, o rafting em Socorro SP é perfeito para você! O esporte proporciona espírito em equipe, valoriza o contato com a natureza e move os participantes com muita adrenalina.

A localização de Socorro SP, presente entre os recursos hídricos da região do Circuito das Águas Paulista e as montanhas e florestas da Serra da Mantiqueira, fornece o cenário e as condições perfeitas para este esporte. Portanto, confira neste post tudo o que você precisa saber sobre o rafting em Socorro SP.

 

O que é rafting


Rafting é a descida de corredeiras e rios por meio de botes inflados. O nome vem da língua inglesa, sendo que “raft” significa balsa. Os participantes, que vão de 5 a 8 pessoas, usam o equipamento inflado para navegar pelas águas e obstáculos naturais do rio.

 

Rafting e suas origens


Segundo os amantes do esporte, a primeira descida de rafting se deu em uma expedição do norte-americano John Wesley Powell, por volta de 1869. Powell percorreu o rio Colorado (EUA) com barcos de madeira.

Devido à falta de conhecimento técnico e equipamentos específicos, a expedição teve que enfrentar problemas de capotamento e choques em pedras.

Assim, o rafting se formou como esporte posteriormente. Após a confecção de equipamentos propícios para uma atividade mais segura. A substituição dos barcos de madeira pelos botes infláveis ocorreu por volta de 1936, também nos EUA.

Dessa maneira, a prática foi se tornando mais popular. Porém, o rafting despontou somente após a criação do self bailer, tipo de bote desenvolvido com materiais mais leves e resistentes, entre as décadas de 1980 e 1990.

 

Oficialização do esporte


Nesse meio tempo, o rafting foi conquistando pessoas em todo mundo. Na Europa, as competições não oficiais remontam quase 15 anos.

Porém, a oficialização do rafting como esporte ocorreu mais precisamente com a formação da Federação Internacional do Rafting (IRF). Que organizou o primeiro campeonato mundial, realizado na África do Sul.

Nessa primeira competição oficial, o Brasil já esteve presente e ficou em sétimo lugar nos resultados finais. Em 2014, as equipes brasileiras conquistaram o título mundial em três das quatro categorias iniciantes da competição.

 

Equipamentos do rafting


De forma geral, os equipamentos indicados para fazer rafting são:
  • Bote inflável, confeccionado em borracha e com sistema auto-esgotável, no qual a água sai do bote automaticamente;
  • Tênis ou botas, para proteger e aquecer os pés;
  • Colete feito especialmente para atividades em rios de correnteza, que garantem boa flutuação e protegem o corpo durante a atividade;
  • Remos, confeccionados em plástico resistente, a fim de proporcionar leveza aos movimentos;
  • Capacetes específicos para rafting e canoagem, com semelhante resistência e leveza, a fim de proteger os participantes de ocasionais impactos em rochas;
  • Roupa Neoprene, que protegem o esportista de águas frias, viabilizando um tempo maior de passeio;
  • Equipamentos de expedição, como kit de primeiros socorros, cabo de resgate, remendos para o bote, roupas para trocar, alimentos e câmeras fotográficas para registrar a aventura!

 

Rafting como funciona


Após a preparação dos equipamentos, os participantes são reunidos em grupos de 5 a 8 pessoas. Para realizar o rafting em Socorro SP, você pode vir com sua própria equipe, combinando os detalhes previamente com o guia, ou programar uma visita individual e aguardar a formação em grupos independentes.

Desse modo, os viajantes são acompanhados pelo guia da atividade, responsável por orientar e comandar todo o percurso. Além de conhecer as técnicas do rafting, esse profissional precisa ser um especialista do local, conhecendo a fundo todos os detalhes do percurso.

Em suma, o objetivo do rafting é percorrer o circuito e a descida ultrapassando os obstáculos naturais do rio. Por exemplo, rochas, galhos e demais detritos naturais presentes na água.

Rafting como funciona

Para um passeio ocasional, não é necessário saber nadar, mas é fundamental se atentar aos comandos do guia, bem como cumprir suas orientações. Basicamente, existem dois comandos primordiais:
  • Frente: quando o guia diz “frente”, todos devem remar nessa direção para ganhar velocidade;
  • Ré: quando o guia dá esse comando, significa que todos dentro do bote precisam remar puxando a água de trás para frente para reduzir a velocidade ou desviar de algum obstáculo.

Rafting é perigoso?


O rafting nasceu de experiências expedicionárias. Logo, a aventura faz parte da sua concepção.

Porém, ao longo dos anos, com o fortalecimento do ecoturismo, ou seja, o turismo voltado para a realização de passeios em meio aos recursos naturais, o rafting vem sido praticado por pessoas de todas as idades e até mesmo por viajantes com necessidades especiais de mobilização.

Sobretudo, em um local como Socorro, uma cidade compromissada com sustentabilidade e acessibilidade, não apenas no turismo, mas também em toda estrutura pública. Assim, o rafting pode ser uma experiência segura e prazerosa.

Rafting para todas as idades

Desse modo, com os devidos equipamentos e o acompanhamento de um guia com experiência no rafting em Socorro SP, o esporte é aberto para crianças e adultos de todas as idades.

No caso de pessoas com necessidades especiais, a atividade também é capaz de ser adaptada, basta que o viajante se certifique e consulte previamente o local.

As únicas contraindicações são para gestantes, cardíacos e pessoas que passaram por cirurgias recentes. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou autorizados pelos responsáveis. Também não é permitido uso de álcool antes ou durante a atividade.

 

Onde fazer rafting em Socorro SP


A maioria dos esportes do turismo de aventura em Socorro é realizada na região do Rio do Peixe. Este é o principal rio do Circuito das Águas Paulista, que corta o território socorrense. O rafting é um desses esportes.

A descida de rafting pelo Rio do Peixe varia em extensão do percurso. Em média, de 4 km a 7km. Durante o circuito, os participantes passam por cerca de 22 corredeira, dependendo da quilometragem escolhida.

Ao todo, o percurso pode resultar em 2h30 de navegação, sendo, em média, 1h de descida. Assim, não falta emoção em todo o passeio.

Além de praticar o rafting em Socorro SP durante o dia, há períodos em que o esporte também é oferecido à noite na cidade. É o rafting noturno na lua cheia, geralmente presente em Socorro entre novembro e maio. Vale a pena para quem procura ainda mais adrenalina.

 

O que está incluído e quais os valores


De maneira geral, os interessados no rafting em Socorro SP podem contar com equipamentos, guia, vestiário para trocar de roupa e seguro individual. Mas, é válido confirmar com o fornecedor do passeio.

Com relação aos valores, dependendo do circuito escolhido, bem como os períodos de alta e baixa temporada na cidade, os preços ficam em torno de R$ 69 a R$ 95 por participante.

 

Onde se hospedar


O rafting em Socorro SP é apenas uma das dezenas de atrações presentes neste lugar conhecido como “Cidade Aventura”. Assim, para aproveitar ao máximo sua estadia, é importante conhecer os melhores hotéis da região.

Nesse sentido, um hotel fazenda é perfeito para se conectar com esse rico ecossistema de Socorro. O Hotel Fazenda Floresta do Lago é uma das melhores alternativas de hotéis fazenda no interior de SP.

Oferecemos pensão completa, incluindo na diária: café da manhã, almoço e jantar.

Temos uma área de lazer completa, com 3 opções de piscinas, sendo uma delas aquecida, para você relaxar depois de um bom rafting,.

Além disso, se quiser se aventurar mais um pouco, nosso espaço conta com tirolesa, mais um esporte emocionante e popular em Socorro SP.

Isso e mais acomodações confortáveis e capazes de abrigar grupos de todos os tamanhos. Trabalhamos com:
  • Apartamentos;
  • Chalés;
  • Casas.

Onde ficar - Hotel Fazenda Floresta do Lago

Acomodações confortáveis no estilo da fazenda

Casa da Fazenda - Hotel Fazenda Floresta do Lago

 
Confira também como organizar uma viagem em grupo.

 

Logo, seus companheiros de rafting terão todo conforto, comodidade e lazer dentro do nosso hotel fazenda.

Assim, agora que você tem em mãos o maior guia de rafting em Socorro SP, agende sua visita e venha curtir esta aventura. Compartilhe este conteúdo com seus amigos e experimente as emoções deste esporte incrível!

Renove-se só de olhar


As histórias de quem já saiu renovado daqui


Tire suas dúvidas aqui!
WhatsApp do Floresta
Olá, tudo bem? ;)
O que deseja fazer?
FAZER UMA COTAÇÃO
TIRAR UMA DÚVIDA
VOLTAR
Qual é a sua dúvida?
VOLTAR

Solicitação de cotação enviada com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)

Recebemos o seu contato com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)