Ecoturismo em SP: Dicas de Esportes e Onde Praticar
3 esportes imperdíveis do ecoturismo em SP

Ama natureza, esportes e uma boa dose de emoção? Se você respondeu sim a qualquer um desses atrativos, o ecoturismo em SP é ideal para sua próxima viagem!

Talvez, você esteja se perguntando como curtir um passeio em meio a lindas paisagens naturais em São Paulo.

Mas, escolhendo o destino certo, você irá desfrutar de um ecossistema revigorante. Tudo isso sem distanciar muito da Capital e Região Metropolitana. Confira conosco onde encontrar e o que aproveitar do ecoturismo em SP!

 

O que é ecoturismo


Ecoturismo, também chamado de turismo de natureza ou turismo ecológico, é um conceito de atividades turísticas que faz uso do patrimônio natural do destino, tendo como princípio a preservação do meio ambiente.

Desse modo, o ecoturismo também visa e proporciona equilíbrio ambiental, fomentando uma educação socioambiental onde é praticado. Assim, há uma relação de respeito e valorização sociocultural, bem como de preservação dos recursos naturais.

Lago com pesca esportiva - Hotel Fazenda Floresta do Lago

Na prática, o ecoturismo envolve atividades ao ar livre, integradas ao ecossistema de determinada região. Por isso, é mais adotado em locais com amplas áreas de mata, estradas de terra, montanhas e recursos hídricos, como lagos, cachoeiras e rios.

Portanto, há mais espaço para o ecoturismo em SP no interior do estado, onde encontramos cidades privilegiadas pelo contato com a natureza.

 

Onde é possível desfrutar do ecoturismo em SP


Na região do Circuito das Águas Paulista residem 9 cidades com alto potencial para o ecoturismo em SP. Uma delas é Socorro SP.

A Estância de Socorro fica aproximadamente a 130 km de São Paulo, o que resulta em uma viagem relativamente curta. Algo em torno de 2h30. Basta se programar para curtir uma ótima viagem de fim de semana, ou até mesmo uma viagem rápida de um dia no modelo Day Use, por exemplo.

Além de pertencer ao circuito, Socorro também é privilegiada por estar dentro da Serra da Mantiqueira, na divisa com o estado de Minas Gerais.

Socorro SP - Interior de São Paulo

Essa região é formada por uma cadeia montanhosa que se estende por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Logo, proporciona ao município uma vista incrível, repleta de relevos verdes. Ou seja, um cenário perfeito para o conceito do ecoturismo.

Sendo parte do Circuito das Águas, o território socorrense ainda é rico em fontes de águas naturais, sendo cortado, por exemplo, pelo Rio do Peixe. Este é um rio de água pura e límpida. Assim, é um dos principais recursos do ecoturismo em Socorro SP.

Misturando à cultura do interior, Socorro tem um ambiente bucólico, charmoso e tranquilo. Não é à toa que é um dos destinos mais procurados para relaxar em São Paulo.

Por outro lado, este ecossistema propício ao turismo ecológico criou potencialidades para esportes de aventura na cidade. Dessa forma, Socorro é um dos destinos com mais variedades de esportes, onde o turismo de aventura é mais aquecido em toda região.

Portanto, vale a pena conhecer e colocar no topo da sua lista de destinos do ecoturismo em SP!

 

3 esportes para praticar


Agora que já explicamos o que de fato é o ecoturismo e onde aproveitá-lo no estado de São Paulo, vamos mostrar 3 esportes imperdíveis dentro do território socorrense. Segura aí, pois é muita emoção!

 

1. Rapel


O rapel é uma das atividades facilmente encontradas na cidade de Socorro, devido à sua formação de altos relevos. Trata-se de uma técnica originada no alpinismo em que o participante desce a montanha por meio de cabos e demais equipamentos de segurança.

Ecoturismo em SP - Rapel em Socorro SP

Um dos lugares onde se pode praticar rapel em Socorro SP é a Pedra da Bela Vista. Nesse local, você também encontra um lindo mirante onde é possível contemplar uma vista panorâmica da cidade. É perfeito para um momento romântico ou respirar ar puro e relaxar!

Existe também a escalada, que se trata de uma modalidade mais leve do que o rapel. É ideal para famílias e até mesmo crianças por ser uma prática serena e segura.

A escalada é tão simples e tranquila que, atualmente, até na Feira de Malhas (centro comercial presente em Socorro), tem uma parede destinada à prática. Assim, todo mundo pode experimentar a dose de aventura que mais combina com seu perfil e estilo.

 

2. Rafting


O rafting é um dos esportes mais procurados em Socorro. Afinal, o território possui o principal rio do Circuito das Águas, o Rio do Peixe, que é o cenário perfeito para a atividade.

O rafting consiste em descer de botes pelo circuito do rio, aproveitando a correnteza, seus desníveis e quedas para tornar o trajeto ainda mais emocionante. Os bloqueios naturais, como galhos e resíduos orgânicos em geral, também estimulam mais adrenalina.

Ecoturismo e aventura em SP - Rafting em Socorro SP

Esta aventura é ideal para uma viagem em grupo, pois o rafting é realizado em equipes. Em uma viagem individual ou em casal, os organizadores do passeio podem somar outras pessoas ao bote a fim de formar a equipe para o circuito.

Por outro lado, uma ideia interessante é juntar seus amigos aventureiros (5 a 8 pessoas) e programar o seu próprio time para praticar o rafting. Basta combinar com o local que oferece o serviço.

 
Confira aqui 7 Dicas práticas de como organizar viagem em grupo.

 

Você também pode ler mais sobre o esporte no nosso guia completo do rafting em Socorro SP.

 

3. Tirolesa


A tirolesa é mais um esporte popular no turismo de aventura em Socorro. A atividade é realizada por meio de um cabo aéreo ancorado em dois pontos, um mais alto e outro mais baixo.

Assim, o participante sobe na plataforma e desce pelo cabo, contando com os devidos equipamentos de segurança, de forma semelhante ao rapel.

A tirolesa é uma atividade tranquila, passível a pessoas de todas as idades. Por isso, é muito comum ser parte da área de lazer de um hotel Fazenda no interior de SP para família.

Tirolesa - Hotel Fazenda Floresta do Lago - Socorro SP

Além de muita emoção, este esporte fornece a melhor vista panorâmica da área. Na tirolesa do Hotel Fazenda Floresta do Lago, por exemplo, o participante tem a vista aérea do nosso lago para pesca esportiva, jardins e vastas árvores que permeiam nosso espaço.

 

Como aproveitar ao máximo o ecoturismo em SP


Depois que adrenalina passa, a gente só quer repousar o corpo em um lugar relaxante e confortável, não é verdade?

Assim, vale a pena escolher uma hospedagem para aproveitar ao máximo sua estadia em Socorro e tirar o melhor do ecoturismo em SP.



 

Nesse sentido, um hotel fazenda é ideal, pois alia conforto a outras comodidades, como pensão completa e espaço para grupos e famílias de todos os tamanhos.

Na pensão completa do Hotel Fazenda Floresta do Lago, você pode contar as principais refeições do dia, como:

  • Café da manhã;

  • Almoço;

  • Jantar.


Trabalhamos com acomodações espaçosas, nos modelos de apartamentos, chalés e casas. Assim, tem espaço para todo mundo!

Vale ressaltar que nossa área é ampla e plana, o que facilita a mobilidade e torna nosso hotel mais acessível.

Finalmente, mais não menos importante, um hotel fazenda como o Floresta do Lago oferece mais opções de lazer, como piscinas, pesca esportiva, animais da fazenda, playground, academia ao ar livre e muito mais.

Então, viu como dá para curtir o ecoturismo em SP ainda estando perto de São Paulo?

A Estância de Socorro oferece diversas atrações e excelentes ofertas de hotéis fazenda. Além de ser próxima à Capital e Região Metropolitana. Portanto, basta programar sua viagem e entrar nestas aventuras. Venha e viva momentos inesquecíveis em contato com a natureza!

Renove-se só de olhar


As histórias de quem já saiu renovado daqui


Tire suas dúvidas aqui!
WhatsApp do Floresta
Olá, tudo bem? ;)
O que deseja fazer?
FAZER UMA COTAÇÃO
TIRAR UMA DÚVIDA
VOLTAR
Qual é a sua dúvida?
VOLTAR

Solicitação de cotação enviada com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)

Recebemos o seu contato com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)